O surfista baiano de ondas gigantes, Márcio Freire, faleceu aos 47 anos de idade, nesta quinta-feira (5), na cidade de Nazaré, em Portugal. A causa da morte foi um acidente que o atleta se envolveu enquanto praticava “town-in”, modalidade em que o surfista é puxado por uma corda.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional de Portugal, os Bombeiros Voluntários de Nazaré foram acionados por conta da ocorrência por volta das 16h20 do horário local, ou seja, às 13h20 no horário de Brasília. Ao chegarem na localidade onde Márcio havia se afogado, conseguiram identificar e resgatar o surfista, com o auxílio de um jet-ski. No entanto, o baiano sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu pouco tempo depois de sair do mar.
“O surfista, um homem de 47 anos e de nacionalidade brasileira, foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras”, diz o texto emitido pela Autoridade Marítima Nacional de Portugal.
Além disso, o documento afirma que após o óbito ser declarado, o Ministério Público foi acionado e o corpo da vítima foi encaminhado até o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
Apesar de diversos acidentes terem ocorrido ao longo dos anos na região, conhecida por suas ondas gigantes, com até 26,2 metros de altura, esta é a primeira vez que uma vítima fatal foi registrada no desfiladeiro Canhão de Nazaré. (Metro1)