Na manhã desta quinta-feira, 16, um homem foi preso em Salvador, durante a tradicional Lavagem do Bonfim, após ser identificado por meio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O indivíduo, que possuía um mandado de prisão por homicídio, foi capturado graças ao monitoramento de câmeras de segurança instaladas na região.
O foragido passou por um dos pontos de monitoramento onde foi disparado um alerta para as equipes da Polícia Militar (PM), que imediatamente iniciaram as buscas e localizaram o criminoso. Ele foi conduzido até a Polinter, onde teve a ordem judicial cumprida pelos policiais civis.
Durante a festa, que atrai milhares de fiéis, a SSP utilizou um sistema de videomonitoramento com 80 câmeras espalhadas por pontos estratégicos, algumas equipadas com tecnologia de Reconhecimento Facial e Leitura de Placas Veiculares. Uma Central de Videomonitoramento foi montada na Colina Sagrada, facilitando a vigilância e a resposta rápida a situações de risco.
A utilização da tecnologia tem sido cada vez mais uma ferramenta importante na segurança pública durante grandes eventos, visando a identificação de foragidos e a prevenção de crimes.