Últimas Notícias sobre Anatel
A plataforma “Não Me Perturbe”, criada em 2019 para bloquear ligações indesejadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de crédito consignado, encerrou o primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números cadastrados em todo o país.
As operadoras têm 60 dias para se adequar à decisão. Após esse prazo, nenhuma prestadora, incluindo as de pequeno porte, poderá oferecer produtos ou serviços por telefone a pessoas inscritas na lista do “Não Me Perturbe”.
A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), vinculada ao Ministério da Fazenda, informou nesta terça-feira (26) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retirou do ar 15.463 sites de apostas esportivas online desde outubro de 2024. O balanço foi divulgado pela primeira vez após a adoção de medidas de controle e monitoramento do setor no início deste ano.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações feitas por empresas de telemarketing no Brasil. A medida, em vigor desde 2022, permitia que consumidores identificassem e filtrassem esse tipo de chamada, considerada incômoda por muitos usuários.
A tecnologia 5G completou neste domingo (6) três anos de implantação no Brasil, com presença em 1.025 municípios e impacto direto em 47,2 milhões de usuários, segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecomunicações. Desde o início da operação, em 6 de julho de 2022, em Brasília, a nova geração de internet móvel tem avançado sobretudo nos centros urbanos mais populosos, alcançando mais de 70% da população brasileira.
Anatel acusa Mercado Livre de ser principal ponto de venda de eletrônicos piratas; empresa contesta
Grande parte dos ‘eletrônicos piratas’ apreendidos pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem do Mercado Livre, disse a superintendente de fiscalização da agência, Gesiléa Fonseca Teles, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (26). São itens que não foram homologados pelo regulador e circulam sob notas frias ou sem pagar tributos às receitas estaduais e federais. A … continue
Anatel apreende mais de 1,4 mil produtos irregulares em centros de distribuição no país
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu mais de 1.400 produtos de telecomunicação irregulares durante operação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (26) em centros de distribuição de grandes varejistas em seis estados brasileiros. Os itens foram localizados em galpões situados em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que os brasileiros recebem cerca de 10 bilhões de ligações automáticas, as chamadas “robocalls”, todos os meses. O volume preocupa consumidores, mas há métodos eficazes para reduzir ou até eliminar esse tipo de contato indesejado. Uma das principais recomendações é o cadastro no serviço “Não Me Perturbe”, … continue
Nove em cada dez brasileiros já têm acesso à telefonia móvel, segundo dados divulgados neste sábado (5) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), data em que se comemora o Dia das Telecomunicações. As informações são da Agência Brasil.
Lula sanciona lei que obriga rádios e TVs públicas a exibirem campanhas de prevenção de doenças
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.117/25, que obriga emissoras públicas, educativas e comunitárias de rádio e televisão a veicularem, de forma gratuita, conteúdos informativos sobre prevenção de doenças durante campanhas oficiais de combate. A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (3).



