Últimas Notícias sobre energia elétrica
Em 2024, a Neoenergia Coelba, concessionária de energia elétrica da Bahia, registrou 1.389 colisões de veículos com postes, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Como resultado, cerca de 820 mil pessoas enfrentaram interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Cerca de 6 milhões de consumidores baianos terão um desconto de até R$ 48,92 na conta de luz em janeiro. O benefício, concedido aos clientes residenciais e rurais que consumiram menos de 350 quilowatts-hora (kWh) por mês em 2023, é parte do chamado “bônus Itaipu”, autorizado pela Resolução Homologatória Aneel nº 3.420/24.
Na tarde deste sábado (04), a fiação de um poste entrou em curto-circuito e pegou fogo no centro de Santo Antônio de Jesus, nas proximidades da sinaleira das 4 Esquinas.
Prefeita de Lauro de Freitas denuncia dívida de R$ 2,5 milhões deixada pela gestão anterior
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), revelou nesta quinta-feira (2) que a gestão anterior, comandada por Moema Gramacho (PT), deixou uma dívida de quase R$ 2,5 milhões com a Neoenergia Coelba. A cobrança, referente ao período de 16 de setembro a 26 de dezembro de 2024, foi formalizada em um e-mail enviado pela concessionária no dia 30 de dezembro, ainda na administração da ex-prefeita.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) emitiu um relatório nesta terça-feira (3), defendendo a não renovação do contrato de concessão da Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. O documento foi elaborado pela Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba, em resposta à solicitação da empresa para prorrogar o contrato até 2057.
Temporal causa estragos em 35 cidades do Rio Grande do Sul e deixa mais de meio milhão de pessoas sem energia
Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (1º), causando prejuízos em pelo menos 35 municípios. De acordo com a Defesa Civil estadual, o fenômeno foi desencadeado pelo avanço de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a tarifa de energia elétrica terá bandeira verde em dezembro. Com isso, as contas de luz ficarão mais baratas no último mês do ano. Em novembro, quando vigorou a bandeira amarela, foi cobrada uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (23) o Projeto de Lei 8524/17, que isenta as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) das bandeiras tarifárias na conta de energia elétrica. A medida, proposta pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), visa proteger os estabelecimentos públicos de saúde de aumentos nas tarifas, especialmente em períodos de crise hídrica.
O evento acontece na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a presidência do deputado estadual Robinson Almeida (PT), e contará com a participação de representantes da Neoenergia e da sociedade civil.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, devido à melhora nas condições de geração de energia no Brasil. Em outubro, vigorava a bandeira vermelha, patamar 2, com uma cobrança de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.



