Últimas Notícias sobre Estiagem
Os municípios de Presidente Jânio Quadro, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, no Sudoeste; e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado nesta sexta-feira (5). A medida em todas as cidades tem validade de 180 dias e começam a ter efeito assim que os decretos foram homologados nas mesmas cidades.
O governo da Bahia reconheceu situação de emergência em Tanhaçu, no Sertão Produtivo, e no município de Mansidão, na Bacia do Rio Grande, devido à estiagem, em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).
Os municípios de Feira de Santana, no Portal do Sertão; Dom Basílio, no Sudoeste; e Cansanção, na região sisaleira, tiveram decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo Estado nesta sexta-feira (5). Nas três cidades, a medida vale por 180 dias contados a partir da data do decreto homologado em cada cidade. Em Feira vale a partir de 29 de dezembro último, em Dom Basílio, desde 6 de janeiro, e em Cansanção, com início em 19 de janeiro.
Prefeitura de Vitória da Conquista declara situação de emergência em áreas rurais atingidas por estiagem
A prefeitura de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, declarou situação de emergência nas áreas rurais atingidas pelo período de estiagem que ocorre desde 2015. O decreto é válido por 180 dias.
O município de Cotegipe, no Oeste da Bahia, é mais um que está em situação de emergência por conta da estiagem. Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (14), o governador Rui Costa (PT) reconheceu a medida adotada pela prefeitura, que adotou esse regime por 180 dias.
Os decretos municipais de situação de emergência nos municípios de Muquém, Buritirama e Igaporã foram reconhecidos pelo governo do Estado nesta segunda-feira (4). As homologações estão no Diário Oficial (DOE) desta terça (5) e consideram “os danos decorrentes da estiagem” que afeta as atividades econômicas e atinge a população das respectivas cidades.
As cidades de Tanque Novo e Campo Alegre de Lourdes, no sudoeste e norte da Bahia, respectivamente, tiveram situação de emergência decretada hoje (15), por causa do período de estiagem nos municípios.
Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa (PT) reconheceu o quadro de “situação de emergência” declarado nas cidades de Boa Vista do Tupim, Quijingue, Presidente Jânio Quadros e Nordestina. O prazo dado foi de 180 dias, contados a partir desta terça-feira (3), em todos os casos.
Agricultores de 98 municípios baianos vão receber o Garantia-Safra 2018/2019 referente ao mês de novembro. O benefício irá para agricultores familiares que perderam com a seca.
Foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (28) um decreto do governador da Bahia, Rui Costa (PT), em que declara situação de emergência em 140 municípios afetados pela estiagem. A medida atinge praticamente uma a cada três cidades baianas.



