Últimas Notícias sobre garimpo ilegal

O inquérito policial começou a partir de áudios encaminhados à Corregedoria da Polícia Civil, onde o investigado solicitava as vantagens.Foto: Polícia Civil

O delegado da Polícia Civil da Bahia José Marcelo Bezerra de Santana foi afastado do cargo por 90 dias após ser alvo da operação “Ouro de Tolo”, deflagrada nesta quarta-feira (20), que apura o recebimento de propina de garimpeiros na região dos municípios de Cansanção e Nordestina, no norte do estado.

Foto: Divulgação/Greenpeace Brasil

Um monitoramento via satélite realizado pelo Greenpeace Brasil identificou 130 balsas de garimpo ilegal em atividade no Rio Madeira, entre os municípios de Novo Aripuanã e Humaitá, no Amazonas. A descoberta ocorre cinco meses após a destruição de mais de 450 embarcações durante a Operação Prensa, conduzida pelo Ibama e a Polícia Federal em agosto do ano passado.

Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) destruiu um helicóptero utilizado em atividades de mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil. A ação contou com o uso de explosivos para neutralizar o equipamento.

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quarta-feira (17/4), a Operação Serra Dourada, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santaluz.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior do Brasil, se tornou alvo do garimpo ilegal. A invasão se intensificou na região a partir de 2022, segundo estudo divulgado recentemente pelo Iepé (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena), que monitora a área.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, falou sobre o aumento do crime organizado na Amazônia. Agostinho contou que fiscais do Ibama agora precisam de um treinamento para uso de armamento. “Os fiscais têm sido recebidos à bala durante as operações. Temos sido ameaçados de maneira muito pesada”, afirmou em entrevista à revista Veja.

Suspeito de movimentar cerca de R$ 16 bilhões com comércio ilegal de ouro extraído de terras indígenas, o garimpeiro Márcio Macedo Sobrinho foi solto na última sexta-feira (29). A decisão foi de um dos juízes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Pablo Zuniga Dourado.

Foto: Christian Braga / Greenpeace

Uma investigação da Polícia Federal (PF) aponta que um grupo suspeito de operar a logística aérea para explorar garimpos ilegais na terra indígena yanomami, a maior do Brasil, movimentou mais de R$ 200 milhões em dois anos. A apuração do crime resultou numa nova operação nesta quinta-feira (19).

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal um pedido para obrigar a União a retomar ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Foto: Divulgação

Agentes da Polícia Federal e militares da Força Armada fazem, na manhã deste domingo (28), uma operação contra o garimpo ilegal na região do Rio Madeira, na Amazônia. Até o momento, um garimpeiro foi preso; quantidades de ouro e mercúrio foram apreendidas; e pelo menos 69 balsas utilizadas na atividade criminosa foram incendiadas.

Close
parceiro fixo