Últimas Notícias sobre Governadores
Os governos estaduais decidiram encerrar o congelamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis que vigora desde novembro. A medida foi decidida na últimas sexta-feira (14) durante reunião do Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazendo (Comsefaz).
Durante uma entrevista a uma emissora de rádio do Ceará na quinta e transmitida nesta sexta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre as pesquisas que colocam “governadores que fecharam estabelecimentos” em bons lugares. O chefe do Executivo federal disse não conseguir entender “essa parte da população” que apoia os mandatários estaduais.
Rui e 19 governadores assinam carta contestando informação de que o ICMS seja razão para a alta dos combustíveis
O governador Rui Costa reafirmou, nesta segunda-feira (20), a importância de combater a disseminação de notícias falsas em torno da ideia de que os governos estaduais sejam responsáveis pelo aumento dos preços de combustíveis. “A busca pela verdade e a defesa da estabilidade institucional nos levam a, mais uma vez, lutar contra a prática perigosa de distorcer os fatos. Pedimos, novamente, um esforço conjunto e providências urgentes no combate à prática desonesta da disseminação de Fake News, sejam elas relacionadas aos preços dos combustíveis ou a quaisquer outros assuntos da vida nacional”.
Está confirmada para segunda-feira (23) a maior reunião de governadores desde maio de 2019. Idealizada por Wellington Dias e João Doria, o encontro já tem a presença confirmada de 24 governadores. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Diante da situação da pandemia no Brasil, o Fórum dos Governadores escreveu uma carta, endereçada à organização Mundial da Saúde (OMS), ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para falar sobre o risco do país enfrentar uma terceira onda de Covid-19.
O grupo de senadores independentes e de oposição da CPI da Pandemia decidiu enfrentar a ofensiva de governistas. Na noite de segunda-feira, o G7 se reuniu e bateu o martelo para convocar 10 governadores para prestarem depoimento na comissão.
Os governadores que integram Consórcio do Nordeste afirmam que a privatização da Eletrobras aumentará o preço da conta de luz e colocará em risco o desenvolvimento da região. “O Rio São Francisco é a principal fonte hídrica permanente para o Nordeste, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. Além da geração de energia, o uso múltiplo das águas, beneficia a agricultura irrigada do Sertão”, assinalam em carta divulgada contra a operação, autorizada por meio de uma MP (medida provisória) aprovada na quarta-feira (19) na Câmara. Os deputados ainda votarão sugestões para alterar a proposta que, depois, seguirá para o Senado.
A diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Meiruze Freitas minimizou hoje (7), em Brasília, o conflito entre a agência e governadores de estados que já adquiriram mais de 66 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. No dia 26 de abril, a Anvisa negou a autorização para a importação e o uso emergencial do imunizante russo.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar governadores nesta quarta-feira, durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada.
Na Bahia, Bolsonaro promove aglomeração e ataca governadores: “Querem impor a ditadura no meio de vocês”
Durante cerimônia nesta segunda-feira (26) em Conceição de Jacuípe, na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou os governadores dos estados que cumprem medidas de segurança para conter o avanço da pandemia.



