Últimas Notícias sobre PIS/Pasep
Mais de 150 mil trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep 2025, mesmo após o calendário oficial de pagamentos ter sido concluído, informou o Ministério do Trabalho. Ao todo, cerca de R$ 156 milhões permanecem disponíveis para retirada.
A partir de 2026, o abono salarial do PIS/Pasep sofrerá alterações significativas. O limite de renda para recebimento do benefício deixará de ser baseado em dois salários mínimos e será corrigido apenas pela inflação. Essa mudança pode resultar em menos trabalhadores elegíveis para o abono nos próximos anos, com a previsão de que, até 2035, o benefício seja pago apenas a quem recebeu até um salário e meio por mês no ano-base.
Governo começa a pagar lote extra de R$ 1,564 bilhões do abono salarial nesta sexta-feira (14)
Cerca de 152,4 mil trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 com salário de até dois mínimos receberão um dinheiro extra. O governo federal libera neste sábado (15) um lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (30) o decreto que fixa o novo salário mínimo em R$ 1.518, com validade a partir desta quarta-feira (1). O valor segue a nova regra de correção aprovada no pacote de contenção de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O último lote do PIS/Pasep foi liberado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), nesta segunda-feira (18). O montante de R$ 27,7 milhões está disponível para pagar o último lote extra do abono de 2024.
O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) poderá destinar R$ 30,6 bilhões para pagar o abono do PIS/Pasep em 2025 a trabalhadores com direito ao benefício. Desse total, R$ 27,4 bilhões devem ser destinados ao pagamento do PIS a empregados privados e R$ 3,2 bi para o Pasep, dos servidores. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Nos próximos dias 15 e 17 de julho, trabalhadores com carteira assinada podem ter direito a receber o abono salarial do PIS e do Pasep .
Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024.
Cerca de 1,7 milhão de trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
O prazo para sacar o abono salarial 2023, referente ao ano-base de 2021, termina nesta quinta-feira, 28. Após esse prazo, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa. Nesse caso, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.



