Últimas Notícias sobre SUS

| Foto: Alexandre Mendez / CP Memória

O Ministério da Saúde determinou que todas as gestantes do país passem a receber suplementação de cálcio durante o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem como objetivo prevenir a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, condições causadas pela hipertensão que estão entre as principais causas de partos prematuros e mortes maternas e fetais.

Foto: Divulgação

O Programa Farmácia Popular agora oferece gratuitamente todos os 41 itens disponíveis nas farmácias credenciadas. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (13), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Foto: IlustratiMarcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou uma proposta para a criação de planos de saúde voltados exclusivamente para consultas eletivas e exames. A medida garantiria cobertura em todas as especialidades médicas, mas sem incluir pronto-socorro, internação ou terapias.

Foto: Taysa Barros/MS/Divulgação

Nesta sexta-feira (31), 135 cidades dos nove estados da região Nordeste foram contempladas com a entrega de 170 novas ambulâncias do Samu 192. Os veículos foram entregues em Salvador (BA) em solenidade que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O investimento é de R$ 49,1 milhões.

O reconhecimento do lipedema como uma condição médica, e não apenas um problema estético, pode trazer mudanças significativas no acesso a tratamentos no Brasil. Essa mudança permitirá que portadores da doença tenham cobertura pelos planos de saúde e possivelmente acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A insulina análoga de ação prolongada, indicada para o tratamento da diabetes tipo 1, foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) em 2019. Pela legislação, o medicamento deveria estar disponível em 180 dias, mas, após mais de 2.000 dias, pacientes ainda não têm acesso a ele na rede pública.
 

O Ministério da Saúde iniciou a avaliação da possível incorporação do medicamento Ozempic, composto de semaglutida, ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda no primeiro semestre de 2025.

Pixabay/Alexa

O Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial defendendo a criação de um imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas no Brasil. Segundo a pasta, a medida é considerada uma estratégia crucial para reduzir mortes e doenças relacionadas ao consumo desses produtos. A posição do órgão surge após a proposta de taxação ser incluída no projeto de regulamentação da Reforma Tributária, recentemente aprovado no Congresso Nacional.

O Ministério da Saúde incinerou R$ 367,9 milhões em medicamentos e insumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro de 2023 e outubro de 2024. Desse total, R$ 261,4 milhões foram descartados ao longo de 2023, enquanto R$ 106,5 milhões foram destruídos nos dez primeiros meses de 2024.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 90

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto que direciona parte da arrecadação com multas de trânsito para o Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de combate às mudanças climáticas. O texto aprovado é um substitutivo do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) ao projeto original do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e ainda precisará passar por uma segunda votação na comissão.

Close
parceiro fixo