Últimas Notícias sobre tarifa zero

Crédito: Bruno Concha/Secom PMS

A adoção da Tarifa Zero no transporte público começa a ganhar espaço no debate sobre mobilidade urbana na Bahia. No interior do estado, o município de Alagoinhas, localizado no centro-norte baiano, iniciará a implantação da gratuidade no transporte coletivo municipal a partir do próximo domingo (11).

Foto: Reprodução

O governo federal está avaliando os custos e possíveis formatos para implementar a tarifa zero no transporte público. As informações foram divulgadas pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Crédito: Bruno Concha/Secom PMS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a técnicos do governo, a realização de novos estudos para avaliar a possibilidade de reduzir, ou até mesmo zerar, a tarifa de ônibus no país. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.

Foto: Divulgação

Para ampliar o acesso às festividades juninas e facilitar a mobilidade urbana durante o período, a Prefeitura de Jequié, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), anunciou a implementação da tarifa zero no transporte coletivo. A medida será válida entre os dias 20 e 24 de junho, sempre das 20h às 00h30, e tem como objetivo garantir que moradores de todas as regiões da cidade possam participar das celebrações no Centro, sem custo com deslocamento.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A partir de 5 de julho, mais de 6,18 milhões de cidadãos na Bahia — o equivalente a 41,6% da população do estado — poderão ser beneficiados pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida, definida pela Medida Provisória nº 1.300/2025 e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, estabelece gratuidade total na tarifa de energia para famílias que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais. Aqueles que ultrapassarem esse limite pagarão apenas a diferença.

Close
parceiro fixo