A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) firmaram parceria para a distribuição a revista em quadrinhos “Ruy – do sonho à realidade”, e a biografia “A Vida de Ruy Barbosa” para à comunidade estudantil baiana. A parceria foi firmada durante reunião, nesta terça-feira (4), entre a secretária, Adélia Pinheiro, e o conselheiro do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo.
Na reunião ficou decidido que será elaborado um cronograma que inclui ações de distribuição da revista em quadrinhos e do livro em meios físico e digital, além da organização de um grande evento com retransmissão online para unidades de ensino de diversas microrregiões do estado por meio dos canais de comunicação do governo. O intuito é atingir um maior alcance populacional.
Na oportunidade, o conselheiro Inaldo Araújo exibiu o vídeo estrelado pelo ator Antonio Pietro, de 10 anos, sobre a trajetória de Ruy Barbosa, e destacou que o audiovisual foi muito aplaudido durante a exibição de estreia, no VIII Congresso de Controle e Políticas Públicas, realizado em Salvador no início do mês de março.
“Como atual diretor da Escola de Contas do TCE, tenho a missão de difundir o conhecimento sobre o controle. E nada melhor do que aproveitar as três edições das revistas em quadrinhos que já produzimos: Você no Controle, O Controle na Palma da Mão e esta última, que descreve a trajetória de vida de Ruy Barbosa. É um conteúdo de linguagem acessível e deve fazer parte do dia a dia dos estudantes”, disse Inaldo Araújo.
Titular da pasta de Educação, Adélia Pinheiro colocou à disposição do TCE/BA os meios necessários para divulgar e distribuir a revista e a biografia, bem como acatou a ideia da chefe de gabinete Cláudia Colavolpe, que sugeriu disponibilizar o gibi sobre Ruy Barbosa, via QR Code, em jornais impressos.
“Podemos atingir uma grande parte da população por transmissão via TV Educativa e nosso canal no YouTube. Trazer a figura de Ruy Barbosa como elemento que une o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria da Educação é muito importante, porque estamos falando não apenas de um personagem de grande relevância para a história do Brasil, mas também do controle externo, que existe para garantir os direitos dos cidadãos”, afirmou a secretária.
Participaram também da reunião o assessor especial da Educação, Manoel Calazans, o gerente de Comunicação do TCE-BA, Marcos Navarro, e o assessor de Comunicação Gustavo Rozário. (BN)