Tenda quer expandir atuação no Brasil com imóveis feitos de madeira

-
Foto: Divulgação

A construtora e incorporadora brasileira Tenda concluiu nesta semana a montagem das duas primeiras casas em wood frame, um sistema construtivo executado com peças de madeira, em um condomínio fechado no interior de São Paulo.

De acordo com informações da Forbes, a novidade representa uma inovação, já que a construção passa a ser baseada no modelo off-site, ou seja, partes dos imóveis são produzidas em uma fábrica, também no interior do estado para, em seguida, serem transportadas para os canteiros de obra para montagem e acabamento.

A tecnologia wood frame é amplamente aplicada em residências de alto padrão em países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Suécia. Por aqui, o desafio da empresa vai ser justamente encontrar uma maneira de usar a tecnologia no segmento de imóveis populares.

Conforme o CEO da companhia, Rodrigo Osmo, disse à Forbes, esse mercado de imóveis populares tem um tamanho expressivo e aceita bem a padronização. “Esses dois componentes são muito importantes para viabilizar uma operação industrial de larga escala e com ganhos de produtividade. Apostamos nesta combinação para oferecer um produto de qualidade superior a um preço acessível”, explicou.

Outro ponto é que a madeira também tem um forte componente de sustentabilidade. A madeira sequestra CO2 do meio ambiente para crescer. Além disso, a construção em fábrica reduz significativamente o volume de resíduos e o consumo de água nas obras.

Por enquanto, a iniciativa está funcionando em escala artesanal no espaço alugado de 3 mil metros quadrados, onde estão sendo desenvolvidas as prototipagens e os painéis que depois são levados ao condomínio, para a montagem das casas que têm, aproximadamente, 60 metros quadrados

Até o momento, a empresa já investiu na iniciativa pouco mais de R$ 12 milhões, mas a expectativa é que esse investimento aumente conforme as próximas fases forem sendo encaminhadas. (A Tarde)