O jornalista Tiago Leifert compartilhou com os milhares de seguidores no Instagram que a filha, Lua, está com um câncer muito raro. Ele e a esposa, gravaram um vídeo de pouco mais de nove minutos para revelar que a doença foi diagnosticado há quatro meses, no mesmo período em que ele anunciou a saída da TV Globo.
“Em outubro a gente descobriu que a nossa filha, Lua, está com câncer. Ela está com um tipo de câncer nos olhos, muito raro, que se chama retinoblastoma. É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado, e acaba formando tumores, que podem ser num olhinho, ou como no caso da nossa filha, bilateral”, contou a jornalista, esposa do apresentador.
Daiana continuou falando que o marido descobriu o câncer na filha após Lua fazer movimentos diferentes no olho e levaram-na a um médico.
“É muito difícil descobrir este câncer e é por isso que a gente está gravando esse vídeo. A gente teve muita sorte ao descobrir porque a Lua sempre enxergou tudo. Só que o Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua”.
“Ele dizia, tem algo errado no olhinho da Lua e eu dizia, para, larga de ser chato. Não tem nada. Até que um dia eu percebi um reflexo branco como se fosse o olho de gato”.
“E aí a gente tá tratando há quatro meses e pensamos longamente se a gente ia falar sobre isso. E foi um consenso na família que não, que a gente não deveria falar nada. Vocês sabem como a gente é discreto, dificilmente a gente posta alguma coisa da nossa vida, do nosso dia a dia, a Lua raramente aparece no feed da dai ou no meu. Só que depois do último químio da Lua, ela já fez quatro, a gente começou a mudar um pouco de opinião”, comentou Tiago.
“Uma coisa começou a nos incomodar que é saber tudo o que a gente sabe hoje e não dividir o que a gente sabe com um pai e uma mãe, uma babá, uma avó, que estejam passando por isso. Se eu tivesse, em maio passado, visto o vídeo de um casal contando o que está acontecendo com a filha dele, saberia mais sobre o retinoblastoma. Não estamos fazendo esse vídeo para pedir energia positiva, é claro que a gente precisa, e se você quiser mandar… Mas se a gente conseguir que um casal leve uma criança, antes do que a gente conseguiu, a missão será cumprida e a Lua vai ficar muito feliz também”, finalizaram.
O retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos. Geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade.
A princípio, o retinoblastoma apresenta pouco ou nenhum sintoma. Pode ser percebido quando uma pupila fica branca no contato da luz com o olho, às vezes na fotografia com flash. Os olhos podem parecem estar olhando para direções diferentes.Os tratamentos incluem quimioterapia, radioterapia e terapia a laser.
O retinoblastoma tem cura em 90% dos casos e o principal objetivo do tratamento é eliminar o tumor, salvando a vida da criança, preservando a visão e o olho, além de prevenir a volta do câncer. (Metro1)
Veja vídeo abaixo: