A iniciativa busca mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce informando sobre as formas de prevenção e os cuidados que devem ser incorporados à rotina.
“Não espere até sentir na pele!”. Esse é o mote da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), neste mês de dezembro. Seguindo orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) apoia a ação e reitera o alerta à população sobre os riscos da doença.
A iniciativa busca mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce informando sobre as formas de prevenção e os cuidados que devem ser incorporados à rotina.
A SBD pretende conscientizar a população sobre a necessidade de adotar hábitos de fotoproteção nos mais diferentes momentos de sua rotina, seja nos ambientes de lazer ou durante o dia a dia de trabalho. Neste ano, a instituição retomou os atendimentos presenciais e gratuitos do Dezembro Laranja, levando assistência à população no combate ao câncer de pele. A ação aconteceu no dia 3 de dezembro em diversas localidades do país.
O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais prevalente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, deve ser redobrado o esforço para que a população fique atenta aos sinais e sintomas, buscando ajuda junto ao médico dermatologista assim que os notar.
Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições e órgãos públicos. Desta forma o Tribunal baiano apoia a Campanha, por meio da iluminação dos prédios na cor laranja, na expectativa de ampliar o alcance da mensagem. (Política Livre)