Com o objetivo de agilizar o acesso a informações por parte da sociedade, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vive um processo acelerado de digitalização do atendimento à população. Após a substituição de uma central analógica por soluções digitais integradas durante o período da pandemia, em 2020, o tribunal viu a produtividade dos seus canais de comunicação aumentar em 100%, reduzindo significativamente as perdas de ligações e a indisponibilidade dos serviços.
O investimento se justifica pelo crescimento no volume de buscas pelos serviços. Durante as eleições de 2022 foram realizados mais de 50 mil atendimentos através dos canais digitais e, fora do período eleitoral, o tribunal registra uma média de 15 mil acessos mensais.
“Sabíamos do nível de demanda que teríamos, por isso buscamos um sistema que comportasse a necessidade do tribunal, tivesse robustez tecnológica e, de fato, facilitasse o acesso do cidadão no atendimento multicanal, englobando vários perfis de público, suas preferências e necessidades”, afirma Rodrigo Galderisi, responsável técnico por Telecomunicações do TRE-BA.
Com iniciativas voltadas para cidades inteligentes, a transformação digital do tribunal começou pela implantação de um robô de atendimento que interage com os eleitores e permite a emissão de certidões, consulta ao local de votação e situação eleitoral, pagamento de multas eleitorais e transferência para o atendimento humano quando necessário. Depois, o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor trouxe mais robustez e serviços para o ambiente digital, disponibilizando os recursos da central telefônica, agora totalmente digital, a diversos setores do órgão.
Com as melhorias recentes, implementadas em 2023, além de aumentar ainda mais a capacidade de atendimento do tribunal ao cidadão, o software de comunicação corporativa otimizou também a comunicação da Secretaria na capital, Salvador, com os quase 200 cartórios eleitorais em cidades do interior da Bahia.
Ainda nesta nova fase, o TRE baiano amplia os formatos de atendimento através do Balcão Virtual, que usa chamadas de vídeo para atendimento geral, inclusive utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A digitalização trouxe a flexibilidade no atendimento ao eleitor e agora também se torna mais eficiente ao acrescentar um formato inclusivo de atendimento, em Libras, para quem necessita da adaptação de linguagem”, afirma Galderisi.
Os recursos utilizados pelo TRE-BA no processo de digitalização da central de atendimento foram desenvolvidos pela Dígitro Tecnologia, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para comunicação multicanal.
“Realizar esta transição na forma de atendimento à população da Bahia vai além de uma troca de tecnologias, pois são ferramentas que melhoram a comunicação, aumentam a produtividade e entregam um serviço eficiente ao cidadão. Como fornecedores, entendemos que tecnologias para um mundo melhor precisam ser criadas para a sociedade”, afirma Octavio Carradore, Diretor de Relações com o Mercado da Dígitro Tecnologia.