Nesta etapa, o Tribunal Regional Eleitoral insere as informações de candidatos e eleitores nos equipamentos
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia deu início nesta segunda-feira, 19, ao trabalho de inseminação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano.
Em Salvador, o procedimento está sendo realizado no Centro de Apoio Técnico do TRE-BA, localizado na BR-324, em Porto Seco Pirajá, e nas cidades do interior ocorre nos cartórios eleitorais, polos de informática do Eleitoral baiano ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais.
A inseminação consiste na inserção dos sistemas operacionais, de votação e de justificativa, assim como as listas de eleitores e candidatos, nas urnas eletrônicas. Nesta etapa, acontece a verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas. Depois, as urnas são lacradas por técnicos do Tribunal.
O procedimento obedece resolução do Tribunal Superior Eleitoral, de acordo com cronograma de preparação das urnas e deve ser finalizado por todas as zonas eleitorais do estado até 29 de setembro. Ao todo, são 199 zonas eleitorais na Bahia, 19 delas em Salvador.
Na última sexta-feira, o TRE Bahia fez a geração das mídias utilizadas hoje para inseminar as urnas eletrônicas.