Trump é absolvido em processo de impeachment no Senado

-
Trump durante discurso do Estado da União no Congresso dos EUA, em Washington 4/1/ 2020 REUTERS/Leah Millis/POOL Foto: Reuters

Após três meses de debates, depoimentos e ações judiciais, o Senado dos EUA absolveu nesta quarta-feira (5) Donald Trump das duas acusações no processo de impeachment. Para destituí-lo, os democratas precisavam de dois terços dos 100 senadores – ou seja, 20 votos republicanos. Obtiveram apenas um: Mitt Romney, conhecido desafeto de Trump.

Trump é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso. Entre julho e setembro, ele teria usado os privilégios do cargo para pressionar o governo da Ucrânia a investigar o democrata Joe Biden, pré-candidato presidencial e um dos maiores obstáculos a sua reeleição.

Em seguida, quando os congressistas começaram a investigar o caso, a Casa Branca escondeu documentos e vetou o depoimento de assessores.

Após meia hora de votação, o placar mostrou 48 pela condenação de Trump, 52 em favor da absolvição na acusação de abuso de poder e 53 contra e 47 a favor na acusação de obstrução.

Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui