O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira (12) que o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, será o responsável por liderar o recém-criado “Departamento de Eficiência Governamental”.
Musk irá dividir a função com o empresário americano Vivek Ramaswamy, conhecido por suas iniciativas de desregulamentação e empreendedorismo.
Trump destacou a importância da escolha, afirmando que ambos são figuras centrais em sua estratégia para transformar o governo. “Juntos, esses dois americanos extraordinários abrirão o caminho para que minha administração desmonte a burocracia governamental, elimine regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais — essenciais para o Movimento ‘Salvar a América'”, afirmou Trump em comunicado oficial.
O novo departamento terá a missão de implementar reformas profundas na estrutura administrativa dos Estados Unidos, com foco na redução de custos e aumento da eficiência operacional das agências federais, um dos pilares da agenda de governo de Trump para seu novo mandato.