Apesar do resultado final da luta entre Isaias Santos Filho e Illia Tohobytskyi ter sido favorável para o baiano no Mundial da Juventude de boxe, realizado em Kielce, na Ucrânia, o representante do Brasil não ficou com a medalha. Em suas redes sociais, o pugilista relatou que foi retirado da competição e a vitória na categoria até 75 kg foi dada para Tohobytskyi. Em entrevista ao Bahia Notícias, Isaias comentou sobre a situação.
“Triste situação. Eu lutei contra o atleta da Ucrânia, fiz uma luta equilibrada, primeiro round eu perdi, mas no segundo e terceiro eu virei a luta e ganhei por 3 a 2. Acabei a luta, estava entre os quatro melhores do mundo”, contou o pugilista. “Na madrugada, eram umas 2h20, e eu fui acordado pela comissão do Brasil e eles me passaram que, naquele momento, eu estava sendo retirado do campeonato e perdendo minha medalha por que a Ucrânia entrou com um recurso, o recurso tinha sido aceito e o atleta da Ucrânia iria voltar para o campeonato e eu iria sair”, completou o atleta.
Classificado para as semifinais e sem disputa para o terceiro e quarto lugar, o baiano já havia garantido pelo menos o bronze na reta final do Mundial com o duelo, que aconteceu na última segunda-feira (19). Entretanto, por ter sido retirado do evento, ficou sem a premiação.
Ele explicou que a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) chegou a pressionar em busca de uma explicação e tentou recuperar o título do atleta, mas a decisão do recurso foi mantida.
“Eles protestaram alegando que haviam ganhado a luta e, infelizmente, pelo poder deles, fizeram com que a Aiba [Associação Internacional de Boxe] facilitasse e desse o resultado para ele sem mais nem menos. A carta não foi clara, simplesmente disse que eu estava fora do campeonato”, esclareceu Isaias.
O Bahia Notícias teve acesso ao texto que foi encaminhado ao pugilista baiano, assinado pelo delegado técnico do Mundial.
“O protesto foi examinado minuciosamente pelo Júri de Revisão da Luta – o observador, o árbitro, o avaliador e o juiz avaliador que estiveram de plantão na noite da luta em questão. Eles confirmam que o protesto foi aceito. Gostaríamos de informar que seu boxeador [Isaias Filho] perdeu a luta”, declarou Dragoljub Radovic, delegado técnico.
A CBBoxe ainda recebeu uma explicação, também assinada por Radovic, explicando que o protesto foi apresentado pelo gerente do time de atletas da Federação Ucraniana de Boxe. Após recorrer ao resultado, Tohobytskyi foi declarado vencedor do duelo contra Isaias.
“Infelizmente, tiraram a medalha de mim. Lamentável”, concluiu o atleta. (BN)