A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu pela demissão do professor Luiz Enrique Vieira de Souza, denunciado por uma professora universitária e por duas alunas da universidade de assédio sexual. O fato inicial foi denunciado à direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) em setembro de 2021. Após a denúncia da professora, outras duas estudantes também registraram ocorrências contra o docente.
“Querer me beijar”, “você é linda”, “quero ficar contigo” são exemplos de mensagens enviadas pelo professor às vítimas. O acusado também fazia reiterados convites de visitas das vítimas à sua residência.
De acordo com o despacho, o relatório final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) considerou culpado o servidor pelos episódios de assédio, considerando que a penalidade de suspensão por 90 dias não se aplica às situações relatadas. A penalidade de demissão é prevista pela Lei nº 8.112/1990. O documento, com data de 20 de novembro, é assinado pelo reitor da universidade, Paulo Cézar Miguez de Oliveira. (Ibahia)