Um homem morreu e 48 pessoas ficaram feridas depois que uma suposta explosão de gás subterrâneo danificou ruas e capotou veículos em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, disseram autoridades e serviços de emergência nesta quinta-feira (20).
A causa da explosão ainda não foi definida. Uma investigação estava em andamento quando as autoridades da cidade trouxeram especialistas para determinar quais outros tubos ou cabos subterrâneos existiam na área e se havia ameaça de outra explosão ou vazamento de gás.
“Ainda estamos procurando a origem do acidente”, disse Panyaza Lesufi, primeiro-ministro da província de Gauteng, onde fica Joanesburgo.
A empresa que fornece gás para aquela parte da cidade disse não acreditar que seus dutos subterrâneos fossem os responsáveis pelo incidente, como as autoridades pensaram inicialmente.
Os bombeiros encontraram o corpo do homem que morreu embaixo de um veículo. Lesufi disse que 12 pessoas permanecem em hospitais da cidade, enquanto os outros 36 feridos já receberam alta.
As autoridades estimam que uma área que cobre cinco quarteirões da cidade foi danificada e pelo menos seis vias foram afetadas. Trinta e quatro veículos foram danificados, alguns deles virados de lado ou em cima de outros veículos.
Um homem, que não quis se identificar, disse à emissora de televisão eNCA que estava em seu carro quando ouviu “um grande som. A próxima coisa, eu estava no ar e meu carro estava capotando”, disse. (G1)