Usuários do Instagram e do Facebook denunciaram que passaram a seguir automaticamente os perfis oficiais do presidente Donald Trump (@potus) e do vice J.D. Vance (@vp), após a posse dos republicanos nos Estados Unidos.
A migração automática foi atribuída pela Meta, empresa administradora das redes sociais, à troca de gestão na Casa Branca.
Alguns internautas, incluindo a cantora Demi Lovato, relataram problemas para deixar de seguir as contas. “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje”, afirmou Demi em seus stories no Instagram, referindo-se ao perfil de J.D. Vance. Ela ainda criticou a Meta: “Que negócio sombrio”.
O porta-voz da Meta, Andy Stone, esclareceu no X (antigo Twitter) que as contas oficiais da Casa Branca são transferidas para os novos ocupantes do cargo e que isso inclui os seguidores. No entanto, a transição de usuários não ocorreu de forma instantânea.
De acordo com o G1, na segunda-feira (20), às 14h21, o perfil @potus, já administrado por Donald Trump, contava com apenas 8.735 seguidores, número que cresceu significativamente ao longo do dia, atingindo atualmente mais de 18 milhões de seguidores.
Os relatos geraram críticas sobre a falta de controle dos usuários em relação às contas que seguem e levantaram questionamentos sobre a transparência da Meta nesse tipo de ação.