Populares de Varzedo, interior da Bahia, fazem apelo para casos recorrentes de infecção pelo mosquito Aedes Aegypti. Segundo informações de um leitor que preocurou o Voz da Bahia, já são 20 casos confirmados somente na Rua do Campo, sendo que a maioria, em idosos ou pessoas com comorbidades e que necessitam de atenção especial.
“É importante que os órgãos de saúde responsáveis tomem uma atitude e se empenhem para erradicar e/ou prevenir a presença do mosquito no local”, disse a denunciante.
O Brasil vive atualmente uma epidemia de Dengue, tendo sido registrados mais de 600 mortes pela doença no país, sendo a maior taxa para o 1º trimestre do ano das últimas décadas.
Para além das autoridades públicas de saúde, é necessário contar com o apoio da comunidade no combate ao mosquito. Veja algumas dicas de prevenção:
- Manter lixeiras bem tampadas;
- Não deixar a água da chuva acumulada em nenhuma superfície;
- Lavar por dentro com água e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes;
- Manter bem tampados tonéis e barris de água;
- Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.
- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
É possível encontrar mais informações sobre como prevenir que o mosquito da dengue reproduza no site do Governo de Bahia clique aqui.
Além da prevenção, é importante também a denúncia na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ou na Central de Atendimento ao Cidadão (discando para o número 156) que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais.
Redação Voz da Bahia.