Um médico veterinário do Distrito Federal foi preso, na manhã desta sexta-feira (7/6), por suspeita de traficar cetamina.
A droga, usada para anestesiar animais, era vendida para uso recreativo de pessoas em festas na capital. A substância foi responsável pela morte de Djidja Cardoso, ex-Sinhazinha do Boi Garantido, e do ator Matthew Perry, o Chandler do seriado Friends.
Durante a ação, foram apreendidos mais de 10 frascos da droga, parte deles já pronta para envio. Alguns deles estavam escondidos em um forno.
A operação, encabeçada pela 5ª Delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com apoio operacional da Divisão de Operações Especiais (DOE) da PCDF, confirmou que o médico utilizava a clínica veterinária da qual era dono para comprar a droga. O estabelecimento fica em Ceilândia.
A investigação durou cinco meses e revelou que, em pouco mais de um ano, o traficante de 30 anos adquiriu aproximadamente 93 litros de cetamina. Segundo a PCDF, a quantidade é suficiente para anestesiar pelo menos 124.933 gatos, 41.644 cachorros ou 1.249 cavalos.
A operação também contou com o apoio técnico do Programa Vigifronteiras do Ministério da Agricultura e Pecuária, pasta responsável pelo controle da venda de cetamina.
O traficante, que não possuía passagens anteriores pela polícia, será indiciado pelo crime de tráfico de drogas, e se for condenado pode pegar a uma pena de até 15 anos de prisão.
Fonte: Metrópoles