Um voo comercial que seguia de Corozal para Belize City, em Belize, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira (17). De acordo com as autoridades locais, um homem armado com uma faca atacou o piloto e um funcionário da companhia aérea durante o trajeto.
O sequestrador foi identificado como Akinyela Sawa Taylor, de 49 anos, cidadão americano. Segundo informações oficiais, ele esfaqueou o piloto Howell Grange e o funcionário Jair Catañeda em pleno voo. Apesar dos ferimentos, Grange conseguiu manter o controle da aeronave e realizar um pouso de emergência em Belize City, a maior cidade do país.
Momentos após a aterrissagem, já com pouco combustível e enquanto o sequestrador exigia o reabastecimento do avião, um dos passageiros, que estava armado, reagiu e atirou em Taylor, que morreu no local.
Os dois feridos foram encaminhados a hospitais da região. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde de ambos.
Imagens de rastreamento de voos do site FlightRadar24 mostram que o avião, um Cessna Grand Caravan, sobrevoou repetidamente a área de Belize antes de pousar.
A polícia informou ainda que a entrada de Taylor no país havia sido recentemente negada, mas não se sabe como ele conseguiu entrar no território nem como embarcou com a faca na aeronave. As circunstâncias envolvendo a arma utilizada pelo passageiro que neutralizou o sequestrador também estão sendo investigadas.
As autoridades seguem apurando o caso.