Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que a Bahia tem 148.877 pessoas que deveriam receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e ainda não compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal em Salvador. Em todo o Brasil, segundo a pasta, são cerca de 1,5 milhão de pessoas nesta situação.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assegura que não há atraso significativo na aplicação da segunda dose no estado. “Os dados publicados pelo MS foram extraídos do sistema ministerial SIPNI que está com inconsistências de preenchimento e com atrasos na alimentação pelos municípios”, justificou o titular da Sesab nesta quarta-feira (14).
A tabela divulgada pelo Ministério informa que na Bahia 148.865 pessoas estariam habilitadas e ainda sem tomar a segunda dose da Coronavac, e 12 em relação a vacina de Oxford/Astrazeneca.
Segundo Vilas-Boas, os dados do sistema de acompanhamento da Secretaria da Saúde baiana mostram que na verdade são 10.065 doses em atraso na Bahia. Salvador concentra a maior parte, com cerca de sete mil pessoas que não retornaram aos postos de vacinação para aplicação da segunda dose. (BN)