O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou neste domingo (23) que a Rússia realizou um massivo ataque com drones contra o país, às vésperas do segundo aniversário do conflito, iniciado em 24 de fevereiro de 2022.
Segundo ele, 267 drones foram lançados, caracterizando o maior ataque desde que os veículos aéreos não tripulados iranianos começaram a atingir cidades ucranianas.
“Durante esta semana, quase 1.150 drones de ataque, mais de 1.400 bombas aéreas guiadas e 35 mísseis de diversos tipos foram lançados”, declarou Zelensky na rede social X.
O líder ucraniano agradeceu às forças de defesa e às tropas de mísseis antiaéreos pelo esforço contínuo contra os ataques russos e reforçou a necessidade de ampliar a proteção aérea.
“Todos que possam contribuir para a defesa devem se empenhar em aumentar a proteção da vida humana. Precisamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançar uma paz duradoura e justa para a Ucrânia”, afirmou.
Zelensky também destacou a importância do apoio internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos. Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que suas forças abateram 20 drones ucranianos durante a noite, segundo a imprensa local.