Na live do Voz da Bahia no programa Meio-dia e Meia desta sexta-feira (30) esteve presente o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD). O atual gestor do município respondeu diversos assuntos, entre eles: pesquisas eleitorais, os pedidos da população e ainda avaliou alguns nomes da política da cidade.
Pesquisas:
A respeito das atuais pesquisas realizadas e espalhadas nas redes sociais, o gestor se mostra tranquilo e afirma que o verdadeiro resultado sairá no dia das eleições em 2020, “se não me falhe a memória das últimas eleição houve uma pesquisa no qual dizia que o nosso grupo político não daria 5 mil votos ao nosso deputado Rogério Andrade Filho (PSD), faltando 10 dias para as eleições eu encontrei o meu amigo deputado estadual Adalberto Rosa, popular Dal (PP), e o mesmo me informou que estava preocupado, confesso que cheguei a ficar preocupado também, mas no dia das eleições e na hora da abertura das urnas a gente viu que deu Rogerinho bem votado. Outro momento, foi a eleição para prefeito em um emblemático comício na Praça do São Benedito onde uma personalidade importante da política da Bahia subiu no palanque para dizer que estava com a pesquisa na mão e que nós perderíamos as eleições no domingo, e três dias depois quando a verdadeira pesquisa abriu nós vencemos, a eleição histórica com mais de 9 mil votos à frente ao segundo colocado, então a pesquisa que eu acredito é a pesquisa do dia 4 de outubro de 2020 essa pesquisa que estou ansioso para ver”, desabafou.
Demanda da população:
Durante a entrevista o prefeito Rogério Andrade foi questionado também a respeito das críticas da população na Ouvidoria, o mesmo afirma que a área da saúde é a que recebe bastantes queixas, “isso é um problema geral em todo o país, no Nordeste claro, é muito pior, até por conta da dificuldade dessa região, mas aqui em Santo Antônio de Jesus apesar das cobranças nós estamos avançando. Nós estamos completando agora a marca de mais de R$ 1 milhão de reais transferido dos cofres municipais para ajudar Santa Casa de Misericórdia. Eu fiz o compromisso que se fosse eleito iria ajudar a Santa Casa como nunca ninguém ajudou e ajudamos. Implementamos a Policlínica Regional com ajuda do Governador da Bahia Rui Costa e o certo é que a mesma atende mais de 500 pessoas todos os dias e quem já visitou sabe que a Policlínica não perde para uma clínica particular aqui na cidade, pode ter igual, mas melhor nós não temos; com um diferencial: a Policlínica é para quem não tem dinheiro para pagar plano de saúde ou para pagar consulta, a Policlínica é para a população que mais precisa’, relatou.
“Nani Brutal não trabalha e quer receber”:
No decorrer do programa Meio-dia e Meia Rogério foi indagado a respeito do reajuste do IPTU por Edson da Conceição Lima Fonseca, conhecido Nani Brutal, hoje opositor da administração municipal. O gestor lamenta tal posição de Nani e retruca: “esse cidadão é o mesmo que há uma semana atrás dizia que a época da bagunça acabou, é o mesmo que defendia o governo municipal e mostrava as ações. Ele precisa trabalhar porque não trabalha e além de não trabalhar queria receber horas extras, então se ele não trabalhava e queria receber horas extras fica muito difícil. Mas a época da bagunça acabou. Eu não posso permitir isso porque o meu governo tem comando. Hoje a cidade tem um prefeito, hoje a cidade não tem 5 ou 6 prefeitos, a cidade tem um único prefeito; no meu governo não tem família que manda na prefeitura, existe um comando na administração. Então a pessoa ficar chateada comigo porque não trabalha e ainda quer receber hora extra, sinceramente não merece nenhum tipo de resposta”, desabafou.
“Bate bola”! Rogério Andrade deu sua opinião sobre alguns representantes políticos de Santo Antônio de Jesus.
Ex-prefeito Euvaldo Rosa (PSB):
“Foi um grande prefeito em Santo Antônio de Jesus minha trajetória política se confunde com a dele, nós fizemos sete eleições juntos nessa cidade em 9 eleições que eu participei. Foram 7 vitórias e este homem tem muita responsabilidade e se preocupa muito com a cidade mesmo sem cargo político.”
Vereador Pedro de Teca (PSD):
“Eu tenho muito pouco para falar a respeito do vereador Pedro Lopes, conhecido Pedro de Teca, eu acho que a população pode melhor do que eu fazer uma avaliação e buscar nos anais do Poder Legislativo. O que é de importante que ele produziu nestes dois anos e meio para a cidade? Quais foram os projetos que fez? O que é que ele fez para mudar a vida das pessoas? Antes, quando ele estava no meu campo político eu o ajudei muito a trabalhar; colocamos água em mais de 242 casas em todas zona rurais de Santo Antônio de Jesus; ajudei bastante na caminhada do vereador Pedro.
Vereador Uberdan Cardoso (PT):
“Uberdan é um dos maiores vereadores da Bahia, um jovem íntegro que venceu todas as adversidades, todos os preconceitos, veio de baixo e que venceu na vida por fruto do seu trabalho. É um vereador do mais alto quilate. Repito o que eu disse: um dos maiores vereadores do estado da Bahia e que Deus me deu a oportunidade de usufruir da sua amizade. Nós já tivemos em campos opostos na política, mas em um determinado momento desta caminhada nós nos encontramos, conversamos e a partir daí nos tornamos grandes amigos e eu sou um admirador e muito grato.”
Presidente da Câmara de Vereadores:
“Apesar de jovem, é muito experiente, o Antônio Nogueira, o Tom (PSB), tem conduzido com maestria o Poder Legislativo de Santo Antônio de Jesus. Presidente que nunca condicionou absolutamente nada ao prefeito para votar e colocar em votação os projetos de interesse da cidade. Todos os projetos nós encaminhamos para Câmara de Vereadores, os que são de interesse da cidade e o vereador Tom tramita sem exigir absolutamente nada em troca disso, o que não é muito comum no processo político de um modo geral. Nos mantemos hoje uma relação de respeito muito grande de independência dos poderes, mas ao mesmo tempo de muita harmonia e essa harmonia desses dois poderes tem facilitado a nossa caminhada para realizar tudo que nós estamos realizando em Santo Antônio de Jesus”
Ex-prefeito Humberto Leite (DEM):
“A população já avaliou, eu não tenho nada para falar. ”
Vereador Chico de Dega:
“Eu tentei ao longo desse período manter uma relação amistosa, mas percebo que o vereador Francisco Damasceno, o Chico de Dega (DEM) é muito nervoso. Ele vai para as entrevistas e não consegue se expressar, ele grita muito, ele está muito nervoso, ele precisa ter um pouquinho mais de calma, de tranquilidade para fazer um debate do mais alto nível dentro da ética sem ameaças. Eu quero não acreditar, mas determinadas pessoas já chegaram a me dizer que o vereador Chico teria dito em um programa que estava para o que desse e viesse comigo, que se precisasse até na porrada sairia, então, percebo o vereador nervoso. Ele precisa tomar um chazinho de camomila. Deve estar fazendo muita falta a ele a forma e o acesso que ele tinha ao antigo governo, um vereador que costumava bater a mão na mesa e “voar papel” mas no meu governo isso não vai acontecer, não posso permitir que isso aconteça e isso talvez tenha deixado o vereador muito nervoso, sentindo falta do passado. Então, eu realmente estou me decepcionando muito com a postura do vereador Chico de Dega.”
Concurso Público:
Durante a conclusão da entrevista, o prefeito afirma que o concurso público em Santo Antônio de Jesus está sendo estudado, porém, há prioridades, “dois anos e oito meses é pouco tempo para fazer tudo que a população cobra e que a população precisa, mas estamos trabalhando e fazendo o que é prioritário e estamos querendo muito realizar concurso público, é um trâmite que as pessoas nos solicita muito”, concluiu.
Assista a entrevista completa: CLIQUE AQUI!
Reportagem: Voz da Bahia