A segunda parcela de R$ 998, referente ao auxilio emergencial que está sendo concedido a cerca de 70 mil pescadores, começou a ser pago na última terça-feira (21), pelo Governo Federal.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, O pagamento segue o calendário de saques dos benefícios sociais, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
No estado da Bahia, 31 municípios foram atingidos pelo óleo, com um total de 24.440 pescadores que irão receber a segunda parcela do auxilio. Poderão sacar o benefício pescadores cujo NIS tem finais 1 e 2. O pagamento será feito pela Caixa entre os dias 21 e 31 de janeiro
No mês de dezembro foi pago a primeira parcela de R$ 998. O dinheiro poderá ser sacado no prazo de até 90 dias, contados da data da disponibilização do crédito ao beneficiário. Esse benefício não interfere no recebimento do seguro-defeso recebido pelos profissionais na época em que é proibida a pesca para garantir a reprodução dos peixes.
O auxílio emergencial beneficia pescadores que atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo atingidos pelo vazamento de óleo.
(Varela Notícias)