Secretário de Saúde de S. A. de Jesus contesta opositores e afirma: “a secretaria jamais esconderá casos da covid-19”

Secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus/BA, Dr. Leandro Lobo / Foto: Voz da Bahia

Na noite desta quinta-feira (07), o Secretario de Saúde Leandro Lobo, em entrevista a Andaiá FM, desmentiu boatos sobre casos não comprovados de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus e foi contrário às declarações de médicos e políticos do município (ver: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Questionado sobre os boatos que circulam entre civis, médicos e até políticos, afirmando que devido aos poucos testes sendo feitos, há casos comprovados de Covid-19 na cidade, o secretário alegou que essas informações são falsas e que espalhá-las é um ato criminoso. “Qualquer caso novo será divulgado em coletiva de imprensa e através de notas oficiais justamente para combater a pandemia do fake news (notícias falsas), inverdades e jogos truculentos. Nunca vou me contaminar com esses argumentos que dizem que a secretaria esconde dados, isso é um ato criminoso”, argumentou.

Segundo Lobo, os casos sintomáticos são tratados com zelo e muito cuidado e não há episódio de agravamento, “não somará em nada as pessoas de fora da cidade trazerem comentários inadequados e os que estão aqui conversarem a respeito disso sem nenhum critério, a secretaria jamais esconderá casos. Não há de forma alguma macularmos qualquer caso ou confirmação, pois isso é crime”, explicou.

O entrevistado ainda declarou que o cenário ainda é positivo em Santo Antonio de Jesus e que se há algum caso suspeito se apresente será feito o teste e averiguado o quadro clinico desse paciente. “Até o momento temos o cenário muito positivo e controlado com extremo zelo em relação ao plano de enfrentamento do Covid-19. As pessoas que estão imaginando isso (os boatos), ofereçam as devidas informações e sugestões para secretaria de saúde e o secretário vai trabalhar. Podemos fazer uma videoconferência com todos que querem discutir sobre a doença e as estratégias da secretaria. Evitem dizer essas inverdades, isso causa insegurança na população. Aqueles que fazem essa critica não tem o que falar, o trabalho está sendo bem feito”, informou.

A respeito do plano do município para o combate o novo coronavírus, Lobo disse que a barreira sanitária nas entradas da cidade é uma medida que tem trazido resultados positivos, “o sentido dessas barreiras não é só orientar, mas também ordenar as pessoas sobre nossa situação, o que é importantíssimo para que a gente tenha informações relevantes sobre as pessoas que adentram nas principais entradas de Santo Antônio de Jesus”, comentou.

O HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) atendeu um paciente morador de Valença e constatou infecção pelo Covid-19 pelo processo regulatório, segundo ele, nem sempre o hospital de origem está preparado para fazer um diagnóstico, além disso, os profissionais que tiveram contato com a paciente estão sendo monitorados. Foram registrados 39 pessoas que fizeram o teste para o Covid-19 no município, destas 36 foram negativo e 1 caso foi confirmado, Secretaria de Saúde aguarda resultados dos demais pacientes. “Quero dizer para Santo Antônio de Jesus que continuemos seguros e tranquilos, embora vigilantes, não só com esta declaração do secretário, mas com tudo que estamos fazendo”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

google news