‘Conta Adolescente’: Instagram lança ferramenta para proteger jovens na plataforma

Perfis de jovens menores de 16 anos serão privados por padrão e terão limitações nas mensagens e interações na plataforma

Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda

A partir de janeiro do próximo ano, o Instagram vai implementar restrições para contas de usuários menores de 16 anos no Brasil. Os perfis desses adolescentes passarão a ser privados por padrão e terão configurações limitadas, especialmente no envio e recebimento de mensagens. Com essa nova funcionalidade, chamada “Conta Adolescente”, os pais poderão controlar melhor o tempo que seus filhos passam na rede social.

A novidade será lançada em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, nos próximos 60 dias, e na União Europeia até o final deste ano.

Segundo um comunicado global da Meta, a empresa pretende também adotar mecanismos para evitar que adolescentes mintam sobre suas idades ao criar perfis. Um sistema proativo será capaz de identificar automaticamente usuários menores de 16 anos, ativando as restrições nas contas detectadas.

“Nós entendemos as preocupações dos pais e, por isso, estamos reformulando o Instagram para adolescentes com a nova Conta Adolescente”, declarou a empresa.

As medidas de segurança surgem em resposta à pressão crescente contra as redes sociais, em especial sobre o impacto negativo que podem causar nos jovens.

Principais mudanças:

  • Perfis privados por padrão: Adolescentes precisarão aprovar seguidores, e desconhecidos não poderão ver ou interagir com seus conteúdos.
  • Restrições de mensagens: Só receberão mensagens de quem já seguem ou com quem já têm conexão.
  • Controle de conteúdo sensível: A exposição a materiais delicados será limitada nas abas Explorar e Reels.
  • Interações limitadas: Apenas seguidores podem marcar ou mencionar adolescentes. Palavras ofensivas serão ocultadas por um recurso anti-bullying.
  • Lembretes de tempo: Notificações sugerindo que o usuário deixe o aplicativo após 60 minutos de uso diário.
  • Modo noturno: Notificações serão silenciadas entre 22h e 7h, com respostas automáticas nas DMs.
google news