Casa de Marighella em Salvador se tornará sede de instituto em sua homenagem

Espaço será dedicado a atividades culturais e à formação política

A casa onde o político e guerrilheiro Carlos Marighella viveu com sua companheira, Clara Charf, no bairro de Nazaré, em Salvador, será transformada na sede do Instituto Carlos Marighella. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), em um ato em homenagem ao líder da luta armada contra a ditadura militar, realizado no endereço em que ele foi assassinado, na Alameda Casa Branca, região central de São Paulo.

A criação do instituto vinha sendo defendida há anos por familiares, militantes e organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Agora, o local será utilizado para promover atividades culturais e cursos de formação política.

Nascido em Salvador, Marighella foi o fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN), tornando-se uma figura de destaque na resistência armada contra o regime militar. Ele enfrentou torturas, prisão e exílio, até ser morto em 1969, em uma emboscada organizada por agentes do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), sob a liderança do delegado Sérgio Fleury.

google news