Netinho de Paula, conhecido por sua trajetória na música e na TV, está impedido de viajar para fora do Brasil após a Justiça determinar a apreensão de seu passaporte. A decisão foi oficializada no último dia 29 de novembro pelo juiz Marcos Gadelho Junior, devido ao não pagamento de uma indenização relacionada a um processo que tramita desde 2013.
O caso remonta a 2001, durante o programa Domingo da Gente, exibido na Record, quando Netinho recebeu uma mulher pedindo ajuda financeira para o transplante de rim de sua irmã. Na ocasião, o cantor teria pressionado a mulher a doar o órgão, o que, segundo o processo, gerou constrangimento. Após a exibição do programa, a mulher alegou sofrer agressões verbais e físicas, decidindo doar o rim, mas acabou perdendo o emprego, como temia.
Em decorrência do episódio, Netinho foi condenado a pagar uma indenização de R$ 83 mil. O valor não foi quitado, e, com multas, juros e correção, já ultrapassa os R$ 100 mil. A defesa do cantor contestou a decisão, argumentando que ele apenas se emocionou com o caso e tentou ajudar após a demissão da mulher.
Sem a quitação do débito, o passaporte foi bloqueado, e Netinho está impedido de sair do país. Caso surja uma necessidade extrema de viagem internacional, ele precisará obter autorização judicial.
Atualmente, Netinho segue em turnê pelo Brasil com o projeto “Samba 90 Graus”, ao lado de Chrigor e Márcio Art, mas ficará impossibilitado de participar de apresentações internacionais enquanto a dívida não for resolvida.