O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), marcou para o dia 11 de março a votação do Orçamento de 2025 no colegiado. Após essa etapa, o texto seguirá para apreciação em sessão conjunta de deputados e senadores, com data a ser definida pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).
A definição ocorre após pressão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na semana passada, diante da falta de aprovação do Orçamento, o ministro liberou R$ 4 bilhões em crédito extraordinário para viabilizar o Plano Safra e criticou a demora na análise do texto.
O Orçamento de 2025 deveria ter sido votado até o final do ano passado, mas um impasse sobre a liberação de emendas parlamentares travou sua aprovação. O relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), ainda busca um acordo definitivo para destravar o texto.
Na próxima quinta-feira (29), parlamentares devem se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que tem tomado decisões para aumentar a transparência na indicação e execução das emendas.