Jerônimo lança projeto “Condução Decente” com crédito e isenção de IPVA para mototaxistas e motofretistas

Iniciativa inclui capacitação, entrega de EPIs e renovação da frota de autoescolas; IPVA será isento para motos antigas

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lançou nesta segunda-feira (7) o projeto Condução Decente, voltado para mototaxistas, motofretistas e trabalhadores do transporte em duas rodas.

A iniciativa inclui medidas de incentivo como linha de crédito específica via FUNDESE, capacitação, entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) e isenção do IPVA para motos antigas.

Durante o evento, o governador também assinou o decreto que altera o regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), criando a linha de crédito específica que será operada pelo Desenbahia. Os recursos visam facilitar a aquisição de motos novas e a renovação da frota de autoescolas no estado.

Além do apoio financeiro, o projeto oferece cursos de formação para segurança no trânsito, com entrega de dois capacetes e antena de proteção contra linhas cortantes para mototaxistas. Já os motofretistas receberão capacete e mochila adequada para transporte de mercadorias.

“É uma agenda de reconhecimento e fortalecimento da categoria, através de uma demanda deles. […] Ao final do curso, a entrega de EPIs, dois capacetes e uma antena de proteção para fios cortantes. E para os motofretistas, um capacete e uma mochila, onde eles possam ter a qualidade para transportar os produtos”, detalhou Jerônimo durante coletiva.

Com a isenção do IPVA para motos mais antigas, o governo também pretende aliviar os custos de manutenção e incentivar a regularização da frota dos trabalhadores. A medida foi recebida com entusiasmo por representantes da categoria presentes no lançamento.

google news