Bahia vive uma crise fora de controle”: diz ACM Neto sobre violência no estado durante visita em S. A. de Jesus

Vice-presidente do União Brasil critica omissão do governo e afirma que PT fracassou no combate à criminalidade após 20 anos no poder

Foto: Voz da Bahia

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, esteve nesta sexta-feira (16) em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, onde falou com o repórter Marcus Augusto, do Voz da Bahia, sobre o aumento da violência no estado.

Segundo Neto, a Bahia lidera o ranking nacional de homicídios pelo décimo ano consecutivo, com 6.616 mortes registradas em 2024, segundo dados do Mapa da Violência. Ele comparou os números baianos com os de outros estados: “A soma de homicídios em São Paulo e Minas Gerais, que têm populações maiores, ainda é menor do que os da Bahia. Nossa taxa é 55% maior do que a do Rio de Janeiro, historicamente conhecido pela presença do crime organizado”, destacou.

ACM Neto afirmou que a situação se agravou não apenas nas grandes cidades, mas também chegou às médias e pequenas. “É uma crise generalizada, crônica, e fora do controle do governo do Estado”, disse. Ele responsabilizou diretamente o governo de Jerônimo Rodrigues e os 20 anos de administração do PT na Bahia: “Isso não é coincidência. A explosão da violência está ligada à falência do governo estadual.”

O líder oposicionista afirmou ainda que apenas trocar o secretário de Segurança Pública ou o comandante da PM não resolve. “O que precisa mudar é a postura do governador. A omissão é evidente.”

Neto também anunciou a realização, no dia 5 de junho, de um grande evento sobre segurança pública, que reunirá especialistas nacionais para debater propostas e elaborar uma carta de compromissos com soluções viáveis para enfrentar a criminalidade na Bahia.

google news