Seis meses após a fumaça branca anunciar sua eleição em 8 de maio de 2025, o papa Leão XIV completa meio ano à frente da Igreja Católica. O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o 267º pontífice da história e o primeiro nascido nos Estados Unidos.
Sua escolha ocorreu após um breve conclave, convocado em razão da morte do papa Francisco. Missionário por muitos anos no Peru e nomeado cardeal em 2023, Prevost escolheu o nome Leão XIV, em sinal de continuidade e respeito à tradição da Igreja.
Desde o início do pontificado, Leão XIV tem reafirmado o compromisso com o diálogo e a fraternidade. Em seu discurso inaugural, destacou a necessidade de “construir pontes” e declarou que “Deus ama a todos e o mal não prevalecerá”. Durante a Vigília de Pentecostes, o pontífice afirmou que “a Igreja não precisa de estratégias de marketing, mas de evangelização divina como ação”, ressaltando a humildade e a simplicidade no exercício da liderança religiosa.
Com um estilo discreto, o papa tem insistido que a autoridade deve ser exercida com espírito de serviço. Em uma de suas homilias, lembrou aos líderes eclesiásticos a importância de “desaparecer para que Cristo permaneça”.
Leão XIV também vem se destacando por seus posicionamentos firmes em temas sociais e políticos. Ele condenou guerras e o rearmamento de países, manifestou apoio aos migrantes e criticou as políticas migratórias do ex-presidente Donald Trump. No Jubileu realizado em outubro, reforçou sua visão humanitária ao afirmar que “os migrantes não podem e não devem encontrar a frieza da indiferença ou o estigma da discriminação”.





