Possível cobrança de taxa em marina de Itaparica gera revolta entre moradores

Empresa Portmar pretende cobrar valores por embarque, desembarque e acesso ao local; comunidade organiza abaixo-assinado contra a medida

Foto: Reprodução

Moradores de Itaparica demonstraram indignação diante da possibilidade de cobrança de taxas para embarque, desembarque e acesso à marina do município. A medida deve ser implementada pela Portmar, Administração Portuária e Comercial, empresa responsável pela gestão do equipamento.

De acordo com informações divulgadas pelo BNews, a Portmar pretende iniciar a cobrança em breve. Moradores locais afirmam que estão organizando um abaixo-assinado para garantir o acesso gratuito dos nativos ao espaço. Segundo relatos, os valores definidos seriam:

💸 R$ 15 – público geral
💸 R$ 10 – moradores de Itaparica
R$ 150 – por embarcação

A Portmar assumiu a operação da marina em setembro, após vencer a licitação realizada pelo Governo da Bahia no primeiro semestre. O contrato, de R$ 12,7 milhões, tem duração de 30 anos e inclui também as marinas da Penha (Salvador), Cacha-Pregos (Vera Cruz) e Salinas da Margarida.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, confirmou que a cobrança de taxa está prevista em contrato. “Uma das fontes de receita que está prevista é a cobrança de taxa. Quando nós entregamos à iniciativa privada ficou decidido que a empresa também vai pagar uma taxa ao governo”, explicou.

Antes da concessão, o governo estadual investiu cerca de R$ 100 milhões na construção e requalificação das bases náuticas.

A Portmar foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até o momento. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.

google news
senac