A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra passou à condição de ré em um processo que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital. A decisão foi tomada pela Justiça de São Paulo após o recebimento da denúncia apresentada pelo Ministério Público.
Com a medida, Deolane terá o prazo de dez dias para apresentar sua defesa formal. A ação tramita na 3ª Vara de Presidente Venceslau, no interior paulista.
Também são alvos do processo Marcos Willians Herbas Camacho, apontado como líder da facção criminosa, além de seu irmão, Alejandro Herbas Camacho Júnior, e Everton de Souza, identificado nas investigações como operador financeiro do grupo.
O caso é resultado da Operação Vérnix, que apura o suposto uso de uma empresa de transporte para movimentar e ocultar recursos de origem ilícita. Durante as investigações, Deolane e Everton chegaram a ser presos. Os sobrinhos de Marcola, Leonardo Alexsander Ribeiro e Paloma Sanches, também foram denunciados e são considerados foragidos.
Em nota, a defesa de Deolane negou qualquer envolvimento da influenciadora com organização criminosa e afirmou que sua inocência será comprovada durante o andamento do processo.
Já a defesa de Marcola e dos demais familiares investigados declarou que pretende demonstrar a fragilidade das acusações e sustenta que os denunciados não participaram dos fatos apontados pelo Ministério Público.
Segundo o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, as investigações identificaram uma suposta proximidade entre Deolane e integrantes da família Camacho. A acusação aponta indícios de movimentações financeiras por meio de contas bancárias ligadas à influenciadora, versão que é contestada pelos advogados.


