Montagem de equipamentos para obras da Ponte Salvador-Itaparica avança em estaleiro baiano

Estrutura será utilizada na construção da plataforma provisória que dará início às intervenções sobre a Baía de Todos-os-Santos.

Os preparativos para a construção da Ponte Salvador-Itaparica seguem avançando. No Estaleiro Belov, localizado em Simões Filho, está em andamento a montagem dos equipamentos que serão utilizados na Plataforma Linear Provisória (PLP), estrutura que servirá de base para o início das obras sobre o mar.

Nesta terça-feira (21), o secretário da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (SVPonte), Mateus Dias, visitou o estaleiro para acompanhar os trabalhos de adaptação da balsa Jaguaribe, embarcação que terá papel fundamental nas primeiras etapas da construção.

A balsa está sendo preparada para receber dois guindastes de grande porte. Um equipamento com capacidade para 100 toneladas será utilizado no transporte e movimentação das camisas metálicas e demais componentes da obra. Já um segundo guindaste, com capacidade para 320 toneladas, ficará responsável pelo posicionamento das estacas que serão cravadas no leito da Baía de Todos-os-Santos.

Além disso, a embarcação também contará com martelos vibratórios, utilizados no encaixe inicial das camisas metálicas, e um martelo de cravação, equipamento responsável pela fixação definitiva das estruturas que darão sustentação à plataforma provisória.

Durante a visita, o secretário destacou que o cronograma segue dentro do previsto e ressaltou a importância da participação de empresas baianas na execução do projeto.

“É muito positivo acompanhar o andamento da montagem da balsa Jaguaribe e verificar que o cronograma está sendo cumprido. Em breve, a embarcação iniciará sua atuação na Baía de Todos-os-Santos. Outro ponto importante é a participação de empresas da Bahia nesta fase da obra, fortalecendo a economia local”, afirmou Mateus Dias.

Segundo o governo estadual, a utilização de fornecedores e prestadores de serviços baianos contribui para movimentar a economia, gerar empregos e ampliar as oportunidades para trabalhadores e empresas do estado durante a execução da Ponte Salvador-Itaparica.

Considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no país, a ponte deverá conectar Salvador à Ilha de Itaparica, reduzindo o tempo de deslocamento e impulsionando o desenvolvimento econômico e logístico da Bahia.

google news
senac