Esta segunda-feira (31) é o último dia para estudantes e ex-estudantes renegociarem dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Desenrola Fies 2026. A iniciativa permite a regularização de contratos que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa.
Os interessados devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, instituições responsáveis pela administração dos contratos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada financiamento poderá ser renegociado apenas uma vez durante a vigência da iniciativa.
Podem participar contratos assinados até 2017 que, em 4 de maio de 2026, já estivessem na fase de amortização, período iniciado após a conclusão do curso, quando começa a quitação do financiamento.
Quem pode participar da renegociação
A oportunidade está disponível tanto para contratos que estavam em dia quanto para aqueles que apresentavam parcelas em atraso, desde que o beneficiário cumpra as condições previstas para cada modalidade.
Também podem participar estudantes que tiveram o nome incluído em cadastros de inadimplentes por causa de dívidas do Fies.
A situação do contrato em 4 de maio de 2026 é utilizada para determinar as condições da renegociação. Entre os critérios considerados estão o período de inadimplência e, em determinadas situações, a inscrição do beneficiário no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Não podem aderir ao programa contratos assinados a partir de 1º de janeiro de 2018. Também ficam de fora estudantes que ainda utilizam o financiamento ou que permanecem no período de carência.
Como fazer a renegociação do Fies
As condições de pagamento, incluindo eventuais descontos e quantidade de parcelas, dependem da situação de cada contrato. Por isso, o beneficiário deve consultar diretamente a instituição financeira responsável pelo financiamento.
A renegociação pode ser realizada pelos aplicativos do Banco do Brasil e da Caixa ou presencialmente nas agências. Na Caixa, o procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Fies Caixa.
Em casos específicos, principalmente quando o acordo envolve parcelamentos mais longos e exige a participação de fiador, pode ser necessário comparecer pessoalmente a uma agência.
A negociação somente será efetivada após o pagamento da parcela de entrada. Se o valor não for pago, a proposta será cancelada.
Após a formalização do acordo e o pagamento inicial, o nome do estudante e de eventuais fiadores poderá ser retirado dos cadastros de inadimplentes, quando houver registro relacionado à dívida renegociada.





