Neste 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a grave realidade da doença: a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer em todo o mundo. Essa realidade desencadeia uma jornada difícil, em que muitas dessas pessoas dependem de apoio global para vencer a enfermidade.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância da ação conjunta para combater o câncer. “Elas não conseguem ser bem-sucedidas sozinhas. A OMS, juntamente com parceiros, trabalha para criar coalizões globais, catalisar ações locais e amplificar as vozes de pessoas afetadas pelo câncer”, afirmou.
Tedros também compartilhou nas redes sociais da OMS a atuação da organização em várias frentes, incluindo o fornecimento de medicamentos para tratamentos oncológicos pediátricos e campanhas globais para eliminar o câncer cervical. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de milhões de pessoas”, disse ele.
Ao longo da data, a OMS reafirmou seu compromisso com a promoção da saúde, celebrando o progresso científico e honrando a coragem das pessoas afetadas pela doença.
Para reduzir o risco de câncer, a OMS publicou orientações que incluem:
- Não fumar;
- Praticar atividade física regularmente;
- Comer frutas e verduras;
- Manter um peso corporal saudável;
- Limitar o consumo de álcool.
O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar a adoção de hábitos saudáveis como prevenção.