A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 25532/2024, que autoriza a criação da Bahia Filmes – Companhia de Audiovisual do Estado da Bahia. A empresa será a primeira do tipo no Brasil e funcionará sob o modelo de economia mista, unindo capital público e privado para fomentar o setor audiovisual.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a relevância da iniciativa e o papel central do governador Jerônimo Rodrigues em sua elaboração. “Uma iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues, que compreendendo claramente a necessidade de uma terra onde pulsa a cultura de ter uma empresa para fomentar, para apoiar, para desenvolver esse segmento cultural”, afirmou o parlamentar.
Ele também celebrou a aprovação unânime do projeto: “O governador incorporou a iniciativa ao seu programa de governo. E hoje ele vem para Assembleia Legislativa e por unanimidade nós vamos aprovar para que seja instituído a Bahia Filmes no nosso estado”, completou.
A Bahia Filmes tem como objetivo consolidar o estado como um centro estratégico para o setor audiovisual, gerando novas oportunidades de crescimento econômico e cultural. Além disso, busca fortalecer a identidade cultural baiana, utilizando o cinema e o audiovisual como ferramentas para ampliar o reconhecimento internacional da riqueza cultural da região.