Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão organizando um buzinaço na orla de Salvador, neste domingo (20), a partir das 9h, no Jardim de Alah. O protesto é uma reação às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.
O ato é promovido pelos deputados estaduais Capitão Alden e Diego Castro, que classificam a manifestação como um gesto de apoio a Bolsonaro e de repúdio às decisões judiciais. Em suas redes sociais, Alden convocou os apoiadores com a frase: “Contra a tirania e em defesa do Brasil”.
Inicialmente, o evento aconteceria ao lado do Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, mas o local foi alterado. Segundo Capitão Alden, a mudança ocorreu por “restrição no espaço”, sem mais detalhes.
Medidas impostas a Bolsonaro
Na última sexta-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou uma série de restrições ao político. Ele está sendo investigado por suposta tentativa de golpe de Estado.
Entre as medidas cautelares, estão:
- Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
- Recolhimento domiciliar noturno, entre 19h e 7h;
- Proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
- Afastamento completo das redes sociais.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro, no Jardim Botânico, em Brasília, e na sede nacional do PL.
Outros atos estão sendo planejados
Outro ato em defesa do ex-presidente também foi anunciado. O vereador de Salvador, Cezar Leite, e o deputado estadual Leandro de Jesus estão convocando uma “Marcha Pela Liberdade” para o domingo seguinte, 27 de julho, às 9h, no Farol da Barra.
Pelas redes sociais, Leite afirmou: “Homens de honra não abandonam homens de honra. O presidente Bolsonaro é a maior liderança de oposição do país”.





