Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentam convencer o PTB de desistir da ideia de lançar o deputado federal Daniel Silveira ao Senado, pelo Rio de Janeiro, nas eleições de outubro.
De acordo com informações da coluna Painel, na Folha de S. Paulo, o parlamentar deseja disputar a única vaga disponível no estado esse ano, após a visibilidade obtida após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o indulto concedido pelo chefe do Executivo.
Segundo a publicação, a preocupação dos aliados está no imbróglio jurídico no qual Silveira está envolvido. Isto porque o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o perdão de Bolsonaro não afasta a inelegibilidade decorrente da condenação.
Daniel Silveira até poderia tentar concorrer ao Senado, por meio de liminar. Mas o perigo é ele ter uma decisão desfavorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de eleito. Neste caso, novas eleições seriam convocadas. Para o grupo, o pior cenário seria uma nova eleição com Lula PT) eleito presidente.
Além disso, como o candidato de Bolsonaro no Rio é o senador Romário (PL-RJ), os aliados temem que Daniel possa dividir votos e fortalecer os opositores. (bahia.ba)