A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou propostas de novas imagens de advertência para embalagens de produtos fumígenos derivados do tabaco, além de expositores e mostruários em pontos de venda.
As propostas serão discutidas em uma audiência pública marcada para a próxima sexta-feira (18). A reunião ocorrerá das 9h às 13h, no auditório da agência, em Brasília, com entrada livre, mas limitada a 240 participantes, por ordem de chegada. É recomendável que os interessados cheguem com antecedência.
A Anvisa enfatizou que “as advertências sanitárias precisam ser atualizadas de forma recorrente para garantir a eficácia na comunicação dos principais danos à saúde causados pelo consumo de derivados do tabaco e das substâncias que os causam.”
Em comunicado, a Anvisa destacou que as advertências sanitárias atuais são uma das campanhas de comunicação em saúde mais eficazes no Brasil, contribuindo para a política de combate ao tabagismo. A atualização visa melhorar o layout e a distribuição dos elementos nas embalagens.
Para chegar às novas propostas, a Anvisa realizou um estudo avaliativo das advertências existentes e formou um grupo técnico de especialistas para analisar os requisitos técnicos necessários.