Bahia inaugura centro de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência

Iniciativa da SJDH busca oferecer acolhimento e atendimento especializado em Salvador

Foto: Ascom/SJDH

A partir de novembro, a Bahia contará com o Proteja – Centro Estadual de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. O novo equipamento será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (13), às 9h30, em Salvador.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com a Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil), funcionando na Rua Américo de Sousa Gomes, nº 02, no bairro da Saúde.

O Proteja contará com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de serviço social, psicologia, direito e pedagogia, oferecendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os primeiros contatos podem ser feitos via WhatsApp pelo número (71) 9.9694-0507 ou pelo e-mail protejabahia@gmail.com.

O centro está preparado para fornecer um ambiente adequado para acolher e proteger as vítimas, garantindo suporte especializado e atendimento em rede.

O objetivo é interromper ciclos de violência, oferecendo acolhimento e escuta qualificada, além de desenvolver ações integradas com instituições municipais, estaduais e federais, incluindo o sistema de justiça.

Atuação em Rede e Prevenção da Violência

O Proteja também promoverá articulação intersetorial e interinstitucional, definindo fluxos e protocolos de atendimento em colaboração com a rede de proteção infantojuvenil. O centro busca sensibilizar e mobilizar instituições para prevenir e combater diversas formas de violência contra crianças e adolescentes.

O funcionamento do Proteja segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.431/2017 e do Decreto Federal nº 9.603/2018, que estabelecem o sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. As normativas preveem escuta especializada em ambientes adequados e humanizados, reforçando a proteção desse grupo vulnerável.

google news