O governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação foi feita pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter de Souza Braga Netto, e publicada junto com a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º).
A ida do representante do PP para a presidência do fundo faz parte da iniciativa de Bolsonaro para negociar cargos do governo com partidos da Câmara, em especial com os que fazem parte do Centrão. Órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão entre os cobiçados pelo grupo.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, teve uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte no último dia 19 de maio sobre o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP/AL), liderança do chamado Centrão. (Metro1)