Câncer, cadeira de rodas e cirurgia no crânio: relembre o histórico de saúde de Lula

A saúde do atual presidente é marcada por episódios que vão desde acidentes de trabalho a tratamentos contra o câncer e cirurgias recentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, está em recuperação após uma cirurgia de emergência realizada na madrugada desta terça-feira (10) para drenar um sangramento no crânio.

A intervenção foi necessária após um mal-estar na segunda-feira (9), que os médicos associaram a uma queda sofrida em outubro no Palácio da Alvorada. Segundo boletim do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente apresenta boa evolução clínica.

A saúde de Lula tem sido um tema recorrente ao longo de sua trajetória, com episódios que variam desde acidentes de trabalho na juventude até tratamentos complexos e cirurgias recentes.

Acidentes e cirurgias iniciais

Em 1964, ainda jovem torneiro mecânico, Lula perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente com uma prensa. Já em 1988, quando era deputado federal, precisou retirar o apêndice devido a uma inflamação aguda.

Bursites e problemas articulares

Lula enfrentou bursites nos ombros desde 2002, além de episódios de torção e inflamações nos tornozelos durante seus primeiros mandatos.

Mais recentemente, em 2023, o presidente realizou uma artroplastia total de quadril para tratar uma artrose avançada, acompanhada de uma blefaroplastia para remover excesso de pele nas pálpebras.

Câncer e complicações respiratórias

Em 2011, Lula foi diagnosticado com um câncer na laringe, que superou após quimioterapia e radioterapia. A região voltou a demandar atenção em 2022, quando ele removeu uma leucoplasia nas cordas vocais.

Durante a pandemia de Covid-19, contraiu o vírus duas vezes, sendo que a primeira resultou em broncopneumonia.

Internações recentes e novos desafios

A saúde de Lula voltou a gerar preocupação em 2023, com diagnósticos de bursite no joelho, influenza A e pneumonia leve. O tratamento dermatológico para remoção de uma verruga também chamou atenção em junho.

Sangramento cerebral e cirurgia atual

A queda em outubro de 2023, que inicialmente parecia ter resultado apenas em um corte na cabeça, levou ao diagnóstico de um pequeno sangramento cerebral. O quadro evoluiu, resultando na necessidade de intervenção cirúrgica esta semana.

Apesar das adversidades, Lula continua ativo na presidência, demonstrando resiliência e boa resposta aos tratamentos médicos.

google news