A coligação “Valença Decidida”, liderada por Jucélia Nascimento, candidata a prefeita de Valença pelo Podemos, está sendo investigada por disseminação de fake news contra seu adversário político Marcos Medrado (PV), da coligação “Unidos por Valença”. A ação, movida na Justiça Eleitoral, acusa Jucélia de promover uma campanha de desinformação organizada, através de grupos no WhatsApp, com o objetivo de prejudicar a imagem de Medrado e influenciar as eleições municipais de 2024.
De acordo com o processo, o grupo de WhatsApp “Jucélia é gente da gente” foi criado para coordenar ataques à campanha de Medrado, incluindo a divulgação de vídeos e áudios manipulados. A ação menciona que coordenadores e assessores da campanha de Jucélia estariam diretamente envolvidos na promoção dessas mensagens falsas.
Entre os exemplos citados, estão vídeos em que falas de Medrado foram distorcidas para sugerir que ele desrespeitava moradores de uma região chamada “Bolívia” e outros que o retratavam de forma caluniosa, sugerindo que ele sabia “roubar”. Em outro caso, Medrado foi comparado ao ditador venezuelano Nicolás Maduro, numa tentativa de desacreditar sua candidatura.
A ação pede que a Justiça Eleitoral suspenda imediatamente a circulação desses conteúdos e imponha multas diárias à coligação de Jucélia, caso a ordem seja desobedecida.